quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cuidados com a tua Pele

A pele normal possui uma percentagem de hidratação necessária para que ela possa exercer suas funções adequadamente. Vários fatores podem influênciar nesta percentagem, deixando a pele ressequida.

O que pode provocar uma pele ressequida?

São vários os factores responsáveis:

- Fatores climáticos, como o vento, o sol, frio intenso e o ar seco, favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo o seu grau de hidratação.

- Substâncias químicas, como sabões e detergentes, eliminam a gordura da pele, afetando o manto lipídico que ajuda a reter a humidade natural da pele, deixando-a desprotegida e favorecendo a desidratação.

- Com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele diminui. Por isso, é comum que pessoas idosas apresentem a pele mais seca.

- Algumas doenças como dermatite atópica, psoríase e ictiose, provocam alterações na pele que modificam sua hidratação natural.

- As alterações provocadas pelo excesso de sol na pele, o fotoenvelhecimento, também favorecem a sua desidratação.

Quais os problemas de uma pele desidratada?

A pele desidratada pode ter sua função de protecção comprometida, além de ganhar aspecto opaco, áspero, sem elasticidade e com tendência à descamação. A pele ressequida é mais frágil e sujeita a irritações.


Que cuidados podem evitar o ressequimento da pele?

- Beber bastante líquidos, aproximadamente 2 litros por dia.

- Proteger a pele das agressões externas, evitando o sol em excesso e sem proteção solar.

Nas áreas de pouca oleosidade, não se deve utilizar sabonetes em demasia e água muito quente, para não diminuir ainda mais o manto lipídico.

- Caso sejam tomados mais de um banho por dia, os sabonetes devem ser usados no corpo todo apenas em um dos banhos. Nos outros, usar apenas nos locais de dobras de pele (virilha, axilas, etc.) ou de maior oleosidade.

- Evitar produtos que contenham álcool, pois também podem ressequir a pele.

- Utilizar hidratantes logo após o banho, nas áreas que apresentem sinais de ressequimento.

Sem comentários: